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Gestão

SERÁ QUE SOU REALMENTE IMPORTANTE PARA A ORGANIZAÇÃO EM QUE TRABALHO?

A sua importância profissional

Será que sou importante no meu trabalho? Essa é uma pergunta que alguns fazem com frequência.

Certamente é humanamente impossível, em apenas um artigo admitir com clareza, o tamanho da importância que podemos ter na Organização em que fazemos parte.

Afinal, isso me faz refletir sobre o que é caráter indispensável para a empresa e o quanto isso importa para ela.

Explico, quando penso na medição de importância do seu labor, penso em exatamente se você calcula seu trabalho diário, ou apenas o vai fazendo?

Pois todos nós no ambiente de trabalho temos a sã consciência da atividade que precisamos desempenhar naquele dia e horário, mas verdadeiramente, você mede o quanto realiza suas atividades?

O que percebo em sala de aula e nas empresas que me procuram ou até mesmo no próprio funcionário que observo, é a extrema preocupação com a valorização que a empresa deve dar ao mesmo, mas e ao contrário?

Será que realmente eu produzo com qualidade minhas atividades, na medida que a organização precisa e espera de mim?

Quantos questionamentos não é mesmo?

Mas este é um apontamento perguntado com frequência nas entrevistas, do porque você seria importante para aquela organização.

Vamos admitir que: em algum momento no passado as pessoas não tinham muita importância nas empresas, eram apenas parte de um processo e se, não “servissem mais” eram simplesmente substituídos de acordo com diversos critérios.

 

 

Será que sou realmente importante no meu trabalho? Descubra nesse artigo.

 

O mundo está mudando…

Hoje o cenário é outro: percebeu-se que o capital intelectual e a valorização do indivíduo como parte integrante e atuante do processo, gera uma parceria de sucesso e bons negócios.

As pessoas querem e devem participar do que acontece a sua volta, principalmente quando envolve o seu trabalho, poxa, é você quem o realiza e se fosse para outro desenvolver sua atividade, então porque você seria tão importante?

O ser humano tem necessidade de participação, assim como de ações práticas do cotidiano, uma necessidade básica, primária do homem social.

Por isso é essencial salientarmos o quão possível é a utilização da participação das pessoas na organização como instrumento ou ferramenta de solução de problemas em diversas situações e em diferentes tipos de grupo.

Mas, essa importância da participação vai muito além do seu aspecto único, bem como, para obter resultados práticos para o grupo, que podem acabar revertendo-se na coletividade deste.

Há uma frase que gosto muito que diz: “as circunstâncias não formam as pessoas, revelam as pessoas”.

Até onde você vai? Não descobrimos isso na teoria. Descobrimos quando, nos desenvolvemos, quando pensamos, realizamos e se envolvemos com a organização.

Afinal a organização é um conjunto de setores, todos precisam um do outro para o resultado final, então podemos afirmar claramente o porquê a sua atuação não seria verdadeiramente importante?

Quando você desenvolve sua função com convicção, vontade, verdade ética e competência, você torna-se fundamental para organização.

 

O líder e a minha importância no trabalho

Não há líder que resista a um funcionário comprometido, pois ele encaixa naquilo que a empresa espera dele e consequentemente, soma ao objetivo final e ao bem mais valioso da empresa, que são as pessoas.

Muito importante lembrar que, manter profissionais com alto potencial dentro das organizações não é tarefa fácil.

As pessoas querem evoluir, enfrentar novos desafios, desenvolver seus projetos e se sentirem importantes no local onde trabalham, mas também cabe ao RH e ao gestor direto tratar cada um individualmente, oferecendo a atenção que de fato merecem por realizarem um bom trabalho.

A singularidade é importante e deve ser mantida, pois somos diferentes e temos resultados diferentes, não há comparação no capital humano, porém todos são de extrema importância para a realização das atividades.

 

Será que sou realmente importante?

Este artigo é para refletirmos sobre também, como vai a nossa confiança, afinal confiança não é algo que temos e sim que criamos, por isso gosto bastante da frase da Camila Farani que cito aqui “Sou fã de atitudes…, se não as vejo não acredito”.

Afinal, da boca para fora todo mundo é o que quer.

Todos temos inseguranças, mas precisamos aprender a ativar esse sentimento quando ele for preciso, para que consigamos extrair o máximo de nós.

E que assim seja na organização em que você trabalha, que você doe o máximo de você, que se importe, que realize, que se permita aprender, que participe e seja compreensivo, mas que acima de tudo, seja e esteja feliz na organização em que você está!

Só para lembrar, são mais de 13 milhões de DESEMPREGADOS no nosso país e ficar esperando ser reconhecido todos os dias, não muda a sua importância, nem aumenta e nem a diminui.

O mundo atual é dos produtivos, então se você gosta do que faz, foca no Objetivo e não nas variáveis que o dia a dia traz, aproveita o caminho e se permita aprender a reaprender.

É incrível como as pessoas se descobrem quando se permitem.

Boa semana e bom trabalho com a sua importância na organização.

 

Por Juliana S. Ribeiro – Faculdade Eleven

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