blog eleven

Conectando pessoas poderosas que sabem que conhecimento é crescimento pessoal e profissional.

Sem nome (Post para Instagram)-8-2
instituto_eleven_cursos_de_graduacao_e_pos_graduacao_icn
Cursos Online
instituto_eleven_cursos_saude_icn
Saúde
instituto_eleven_cursos_de_beleza_e_estetica_icn
Beleza
instituto_eleven_cursos_de_terapias_alternativas_icn
Terapias Alternativas
instituto_eleven_cursos_de_gastronomia_icn
Gastronomia
instituto_eleven_cursos_de_automotivo_e_industrial_icn
Automotivo e Industrial
instituto_eleven_cursos_de_arte_e_design_icn
Criatividade e Arte
instituto_eleven_cursos_de_gestao_icn
Gestão

5 CARACTERÍSTICAS DE UM BOM LÍDER

Quais as características de um bom líder?

Um bom líder é inspirador, sabe atribuir tarefas de acordo com a equipe, apoiá-la estrategicamente e focar em resultados de forma saudável.

Portanto, é preciso saber exatamente o que e como fazer para que seus colaboradores o vejam como um líder verdadeiro, alguém que os inspira, que dá abertura para participar e os faz trabalhar mais confiantes, e não um ditador que apenas cobra resultados, sem pensar no lado humano da relação.

Por isso, saber atuar como um líder dentro de uma equipe é fundamental para o seu sucesso.

Quando o assunto é o mundo corporativo, algumas questões recorrentes são: Como ser um bom líder? Existe uma fórmula para o sucesso? Quais as características e habilidades necessárias?

Enfim, são muitas as perguntas… e é totalmente compreensível, já que a arte de liderar uma equipe vai muito além de ditar regras.

 

O que é liderança?

Em linhas gerais, liderança é a capacidade de influenciar e inspirar outras pessoas para que se engajem em um objetivo comum.

A liderança, apesar de parecer algo nato para alguns, pode e deve ser desenvolvida, pois nada mais é do que uma habilidade. Além disso, é importante destacar que a liderança é essencial para o sucesso de qualquer organização. Um bom líder pode:

  • Motivar e inspirar sua equipe a trabalhar duro e alcançar seus objetivos.
  • Criar um ambiente de trabalho positivo e produtivo.
  • Tomar decisões eficazes que levam a organização ao sucesso.
  • Desenvolver e preparar sua equipe para o futuro.

Porém, a postura e atitudes vão definir quem realmente é um gestor e quem se porta como chefe.

 

Muito mais do que assumir responsabilidades

Você já parou para pensar sobre as qualidades necessárias para ser um bom líder?

Para a maioria das pessoas, o chefe é sinônimo de ditador, malvado e alguém que não valoriza o trabalho dos seus funcionários. Mas, a verdade é que a comparação deveria ser outra.

Isso porque o chefe deve ser aquele que desafia e motiva sua equipe, aumentando a produtividade e o desempenho dela.

Ou seja, é mais do que só assumir responsabilidades. São pequenas atitudes diárias, que exigem um aprendizado constante.

Por isso, com o objetivo de ajudar você na construção da sua liderança, separamos algumas dicas/características essenciais.

 

5 Características de um bom líder

Preparado para exercer esse papel com humanidade, respeito e competência?

Competência

Um dos primeiros passos para ser um bom líder é ter a qualificação necessária para a função.

É fundamental conhecer bem as atividades que coordenará, além de saber executá-las.

É preciso também entender as responsabilidades e as tarefas desempenhadas por outros colaboradores e trabalhar em conjunto pela evolução institucional, prevendo possíveis problemas antes que eles aconteçam.

E, para finalizar, é importante reconhecer e melhorar sempre suas falhas e pontos fracos.

 

Espírito de equipe

O chefe precisa delegar, coordenar e harmonizar suas atividades dentro da equipe.

Para isso, é fundamental confiar em seus subordinados e, independente das questões hierárquicas, é preciso ser leal e produtivo também.

Um bom líder deve ter instinto motivador e executor.

 

Exemplo

Um bom líder age por meio do exemplo.

Afinal, não adianta pedir que o funcionário faça algo se você mesmo não o faz como deveria.

É preciso agir de acordo com as diretrizes da empresa e ouvir atentamente as demandas dos seus funcionários. Ter iniciativa é mais do que necessário.

 

Resiliência

Lidar com problemas e superar obstáculos faz parte da rotina de um líder.

E, diante dessas situações, é importante manter-se firme, exercendo suas habilidades de maneira constante e otimista.

 

Comunicação

Saber se comunicar e se relacionar com pessoas é uma das principais características de um bom líder.

Interações respeitosas e que não subestimam a capacidade dos funcionários é uma premissa em todas as relações empresariais.

Além disso, é muito importante saber ouvir comentários, sugestões, perceber aptidões e motivar em momentos difíceis.

 

Gostou?

Que tal conhecer nossos cursos empresariais?

Em nosso Curso de Gestão de Pessoas você aprenderá o passo a passo para ser um bom líder.

Entre em contato conosco AQUI POR WHATSAPP.

 

Acesse nossas redes sociais para conhecer ainda mais:

🌎 Instagram

🌎 Facebook

 

CADASTRE-SE AGORA E GANHE DESCONTOS ESPECIAIS!


    POSTS POPULARES

    SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS