A Fotografia Profissional
O universo das artes visuais está em constante crescimento e, com isso, o fotográfo profissional tem conquistado seu espaço.
Afinal, que não concorda com a afirmação de que uma imagem vale mais que mil palavras?
Hoje, a fotografia além de eternizar momentos, possui também uma carga emocional tão grande que faz com que uma mensagem fique gravada de maneira profunda no consciente das pessoas.
É por isso que esse serviço tem sido cada vez mais procurado no meio publicitário.
Vendendo, divulgando e conscientizando
O trabalho de um publicitário é vender, divulgar e conscientizar um público específico sobre um produto, serviço ou tema.
Atualmente, já não há a menor dúvida de que boas fotos são mais do que necessárias para atrair clientes. Principalmente, quando pensamos nos avanços da tecnologia e em como as redes sociais influenciam no comportamento do consumidor.
Na fotografia publicitária, diferente das fotos artísticas, a maior parte do trabalho vem antes dos cliques. Isso porque é fundamental estudar o cliente. Esse entendimento é indispensável para que as imagens possam traduzir todos os ideais da marca, sem fugir da sua identidade visual.
Planejamento é palavra de ordem!
Quais os tipos de Fotografia Publicitária?
A fotografia publicitária requer o uso de algumas ferramentas, técnicas e estratégias específicas para que o resultado seja alcançado.
Já os diferentes tipos de foto se dividem de acordo com aquilo que vai ser divulgado.
As fotos podem ser:
- Still – com o produto em fundo neutro e recortado em pós-produção.
- Alimentos – ainda que seja uma foto still, é importante usar técnicas diferenciadas para que o resultado seja o melhor possível.
- Lookbook – também conhecido como fotografia de moda, é um tipo de foto comercial.
Por isso, reafirmamos que conhecer o cliente é fundamental.
Anote as 5 dicas para ser um bom Fotógrafo
1. Faça parte da cartela de fotógrafos de agências
Normalmente, na fotografia comercial, quem contrata o fotógrafo é agência de publicidade.
Por isso, é importante fazer parte do portfólio dessas empresas, construindo um relacionamento. Não esqueça: apresentar aquilo que você já fez é essencial.
Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de realizar cliques publicitários, a dica é investir em fotos simples que carreguem temas como meio ambiente, por exemplo.
Outra dica é colocar seu estúdio no Google Meu Negócio. Sabe quando as pessoas procuram por “fotógrafos perto de mim” no Google e as pesquisas mostram lugares perto? Ele irá mostrar o seu perfil.
2. Fique de olho no briefing
O briefing é uma espécie de rascunho com todas as informações sobre o trabalho que deve ser feito.
Quem passa o briefing para o fotógrafo é o cliente ou a agência de publicidade.
O documento precisa ter informações sobre a marca, o produto, a ideia da campanha, o público-alvo, a(s) mídia(s) em que as fotos serão veiculadas e materiais de referência.
A partir disso, você pode entender com quem e como deve se comunicar. Além de planejar o cenário, a iluminação, os modelos, o clima e a produção, levando em conta quais equipamentos serão necessários (tripés, softbox, flashes, luzes de estúdio, rebatedores e outros).
Tudo isso ajudará na execução do projeto.
3. Defina o preço
Definir o valor do seu trabalho é um passo importantíssimo e, normalmente, cobra-se um valor pela diária da sessão de fotos + tratamento das imagens.
Grande parte dos profissionais cobra 50% do valor antes do trabalho e o restante após a sua conclusão.
Alguns pontos que podem ajudar na hora de fazer um orçamento são:
- Alimentação
- Transporte
- Estúdio
- Assistente(s)
- Equipamentos e materiais adicionais
- A fotos serão para campanha digital ou impressa
- Qual a abrangência da campanha
- Por quanto tempo essas imagens ficarão no ar
4. Invista no conhecimento para ser um fotógrafo de sucesso
Uma grande vantagem de estar se dedicando à fotografia agora é a possibilidade de ter acesso a todo o conhecimento necessário para se capacitar, por meio de conteúdo gratuito ou pago.
Na internet ainda dá para escolher o que estudar, eliminando o que for desnecessário, rever ou reler quantas vezes quiser.
Em cursos de fotografia online, também é totalmente possível acompanhar todos os detalhes.
Então, o que está faltando para você se capacitar? Só o conhecimento e a prática vão te fazer um fotógrafo de sucesso.
5. Visite o local e procure referências
Visitar previamente o local das fotos poderá ajudar. Assim, é possível analisar questões de luz e sombra e quais os melhores horários e equipamentos para fotografar ali. Sem falar, que você chegará mais seguro no dia da sessão.
E nossa fica final é: procure referências! Veja como outras marcas e outros fotógrafos estão trabalhando e construa seu repertório. Depois é só deixar a inspiração fluir e praticar.
E aí, já se sente preparado para fazer imagens incríveis no mercado publicitário? Em nosso Curso de Fotografia Profissional você aprenderá ainda mais e poderá contribuir também com tudo aquilo que você já sabe.