Acupuntura – Profissão
A Acupuntura é uma técnica milenar da medicina tradicional chinesa que tem ganhado cada vez mais reconhecimento e popularidade no mundo ocidental.
Seu poder de promover equilíbrio e bem-estar tem atraído muitas pessoas interessadas em se especializar nessa área.
Se você busca uma formação profissional de qualidade, a Faculdade Eleven é a escolha ideal.
Confira o texto a seguir e entenda mais sobre essa técnica milenar de curso e os requisitos para se tornar um acupunturista.
Antes, o que é Acupuntura?
A acupuntura é uma terapia que utiliza agulhas finas e outras técnicas para estimular pontos específicos do corpo.
Esses pontos estão localizados ao longo de canais de energia, chamados meridianos, que se relacionam com os órgãos e sistemas do corpo.
Acredita-se que a estimulação desses pontos promove o equilíbrio energético, aliviando dores, estimulando a cura e por fim, restaurando a saúde geral do indivíduo.

Como a Acupuntura atua no corpo?
A acupuntura é um tratamento natural que atua diretamente nos sistemas do corpo, promovendo equilíbrio e alívio de sintomas físicos e emocionais. Mas afinal, como ela funciona?
Por meio da estimulação de pontos estratégicos — localizados ao longo dos meridianos de energia — o tratamento com acupuntura ajuda a liberar substâncias como as endorfinas, conhecidas por seus efeitos analgésicos e pela sensação de bem-estar que proporcionam.
Além disso, a acupuntura é capaz de modular o sistema nervoso, melhorar a circulação sanguínea, fortalecer a imunidade e equilibrar o funcionamento de órgãos e sistemas. Por isso, seus benefícios vão muito além do alívio da dor: ela atua de forma integrada, promovendo saúde e qualidade de vida.
O que precisa para se tornar um acupunturista?
Diferentemente de profissões regulamentadas, como fisioterapeutas e enfermeiros, não é necessário ter uma graduação para atuar como acupunturista.
Para se tornar um profissional da área, é preciso realizar um curso de formação profissional com carga horária mínima de 1200 horas, como o oferecido pela Faculdade Eleven.
A acupuntura ainda é uma profissão classificada como livre pela Secretaria de Educação, não estando sob a supervisão de um conselho específico.
Assim, de acordo com o Projeto em Andamento de Lei N° 5983, DE 2019, que regulamenta o exercício da acupuntura, pode exercer a profissão:
- o portador de diploma expedido por instituição de ensino devidamente reconhecida;
- os que exerçam as atividades de acupuntura, comprovada e ininterruptamente, há pelo menos 5 anos até a data de publicação da lei.
O que um Acupunturista faz?
Se você já se perguntou o que exatamente um acupunturista faz, a resposta vai além do uso das agulhas. Esse profissional é especializado em promover o equilíbrio do corpo e da mente por meio da acupuntura — uma prática milenar da Medicina Tradicional Chinesa.
Primeiramente, o acupunturista realiza uma avaliação completa do paciente, identificando os principais desequilíbrios energéticos e os sintomas apresentados. Assim, com base nesse diagnóstico, ele define os pontos do corpo que serão estimulados.
O procedimento é feito com agulhas extremamente finas e pode ser complementado por outras técnicas, como a moxabustão (uso de calor em pontos específicos) e a eletroacupuntura (estimulação elétrica controlada).
Além disso, é comum que o acupunturista ofereça orientações sobre alimentação, hábitos de vida e práticas integrativas — tudo para potencializar os efeitos do tratamento e promover saúde de forma completa.
Áreas em que o acupunturista pode atuar:
O acupunturista pode atuar em diversas áreas.
Assim, ele pode abrir seu próprio consultório e atender pacientes de forma particular, além de trabalhar em clínicas, centros de saúde, spas, hospitais e institutos de medicina integrativa.
Também é comum encontrar esses profissionais trabalhando em equipes multidisciplinares, em parceria com outros profissionais de saúde, como médicos, fisioterapeutas e psicólogos.
Quanto em média recebe o Acupunturista?
O valor médio recebido por um acupunturista pode variar de acordo com a região e a demanda do mercado.
Em geral, o profissional estabelecido e com boa reputação pode obter uma renda satisfatória, principalmente quando atua em uma área com alta demanda por serviços de acupuntura.
De acordo com algumas pesquisas, o profissional pode começar na área recebendo R$2.069,00 de salário e pode ganhar até R$15.000,00, uma vez que, o acupunturista, tem a capacidade de determinar o seu próprio salário.
Esta flexibilidade é uma das vantagens de trabalhar nesta profissão, uma vez que a demanda por terapias alternativas continua a crescer.
Ao estabelecer sua própria clínica, oferecer tratamentos de qualidade e construir uma base de pacientes fiéis, o acupunturista pode aumentar seu rendimento ao longo do tempo.
Assim como, a possibilidade de oferecer tratamentos adicionais, como massagens terapêuticas ou terapias complementares, pode expandir ainda mais as oportunidades de renda.
Seja um especialista com a Faculdade Eleven!
Se você deseja se especializar na área, a Faculdade Eleven oferece um curso de formação profissional completo, com uma carga horária de 1280 horas.
Nossos professores, por sua vez, são especialistas renomados, com vasta experiência na prática e no ensino oriental.
Além disso, contamos com uma estrutura moderna e apropriada para proporcionar um ambiente de aprendizado de qualidade.
Invista em sua carreira e torne-se um especialista em acupuntura com nosso curso!!
Conheça também os nossos Cursos de: Massoterapia; Quiropraxia; Curso de Bandagem Neuromuscular