blog eleven

Conectando pessoas poderosas que sabem que conhecimento é crescimento pessoal e profissional.

Sem nome (Post para Instagram)-8-2
instituto_eleven_cursos_de_graduacao_e_pos_graduacao_icn
Cursos Online
instituto_eleven_cursos_saude_icn
Saúde
instituto_eleven_cursos_de_beleza_e_estetica_icn
Beleza
instituto_eleven_cursos_de_terapias_alternativas_icn
Terapias Alternativas
instituto_eleven_cursos_de_gastronomia_icn
Gastronomia
instituto_eleven_cursos_de_automotivo_e_industrial_icn
Automotivo e Industrial
instituto_eleven_cursos_de_arte_e_design_icn
Criatividade e Arte
instituto_eleven_cursos_de_gestao_icn
Gestão

O QUE SÃO E QUAIS OS BENEFÍCIOS DOS CURSOS LIVRES?

Cursos livres: Entenda o que são e quais suas vantagens para o currículo

Você já imaginou ter a liberdade de definir como será seu aprendizado de acordo com seus horários e interesses? Os cursos livres profissionalizantes surgem como uma possibilidade para essa busca por flexibilidade e personalização na formação profissional.

Afinal, esses cursos são oportunidades empolgantes de aprimorar suas habilidades e conhecimentos em áreas específicas.

Imagine ter a liberdade de escolher quando e como aprender?

Com uma variedade de opções disponíveis, desde cursos online até workshops presenciais, você pode encontrar a modalidade que melhor se encaixa em sua vida realizando um curso livre profissionalizante.

Para conseguir competir com os novos profissionais, é preciso se manter sempre atualizado, e os cursos livres, por exemplo, são ótimos para isso, mas o que eles são, como funcionam e quais são os benefícios que podem trazer para o seu desenvolvimento profissional?

 

O que são os cursos livres?

Diferente dos outros, os cursos livres profissionalizantes não precisam cumprir um número específico de horas ou mesmo uma quantidade mínima de disciplinas para serem lecionadas.

Com isso, eles não exigem nenhum tipo de comprovação de escolaridade por parte dos alunos e possuem durações variáveis, podendo ser 6 meses, por exemplo, com uma hora aula por dia, como também pode ser 2 semanas. Tudo vai depender da instituição, pois são como uma prestação de serviço que pode ser feita pelas próprias pessoas e organizações, mas para quem pode ser destinado os cursos livres?

 

Quem pode realizar cursos livres?

Como citado anteriormente, para a realização de cursos livres, não é necessário que a pessoa tenha, necessariamente, uma formação escolar, como ensino médio, fundamental ou mesmo superior, podendo ser feito por qualquer um, e a idade depende exclusivamente da instituição. Uma organização que oferece cursos livres, por exemplo, pode ter um de informática básica destinado a alunos a partir dos 16 anos ou menos. De qualquer forma, é importante ter em mente que essas formações são de grande importância para os trabalhadores que querem:

  • Se qualificar na sua profissão, mas em um curto espaço de tempo;
  • Mais oportunidades e conhecimentos no seu ramo de atuação;
  • Horários mais flexíveis.

Além disso, é importante saber que os cursos livres possuem um custo menor, o que é importante para quem quer mais qualificações, mas com um excelente custo-benefício! Mas se não é certificado pelo MEC, quais são os benefícios dessas formações?

 

Benefícios dos cursos livres profissionalizantes

O primeiro benefício da realização dos cursos livres, sem dúvidas, é o aprofundamento no assunto. Na formação superior, média ou mesmo técnica, existem vários tópicos, que muitas vezes não são abordados com profundidade. Com um curso livre, é possível se aprofundar no assunto, bem como se atualizar do que sua área precisa no momento.

Outro ponto importante é que através dessas formações, também é possível desenvolver novas habilidades para melhorar ainda mais sua competência profissional, como em liderança de projetos, por exemplo. Além disso, também pode utilizar para estudar para concursos, OAB ou mesmo para fazer atividades complementares exigidas nos cursos de ensino superior.

Com isso, também podemos dizer que esses cursos são certificados. Os que são emitidos pela Faculdade Eleven, por exemplo, são válidos em todo território Nacional e emitidos em conformidade com o Lei nº 9.394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97), com validade para:

  • Educação continuada;
  • Extensão universitária (horas extracurriculares);
  • Titularidade para professores;
  • Complementação de conhecimento;
  • Ascensão de carreira ou cargo;
  • Contagem de carga horária para estágio;
  • Comprovação de Prova de Título;
  • Enriquecimento de currículo;
  • Concursos públicos de acordo com o edital;
  • Avaliações para promoções internas nas empresas;
  • Dentre outros.

 

Validade Internacional dos cursos livres

Os cursos livres profissionalizantes, em Instituições credenciadas no MEC, também são válidos internacionalmente. Para que você possa utilizar o seu certificado em outros países é preciso: fazer uma tradução juramentada do certificado, um documento oficial com fé pública que pode ser feita por um tradutor público juramentado. Na página do Sindicato dos Tradutores (SINTRA), você encontra uma lista de tradutores filiados e PRONTO!

Você poderá atuar também em outros países com a profissão escolhida aqui na Faculdade Eleven.

Equipe Faculdade Eleven

 

Para obter mais informações e tirar dúvidas sobre Cursos e Carreiras Profissionais, entre em contato conosco AQUI POR WHATSAPP.

Gostou da leitura? Acesse nossas redes sociais para conhecer ainda mais:

🌎 Instagram

🌎 Facebook

 

CADASTRE-SE AGORA E GANHE DESCONTOS ESPECIAIS!


    POSTS POPULARES

    SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS