blog eleven

Conectando pessoas poderosas que sabem que conhecimento é crescimento pessoal e profissional.

Sem nome (Post para Instagram)-8-2
instituto_eleven_cursos_de_graduacao_e_pos_graduacao_icn
Cursos Online
instituto_eleven_cursos_saude_icn
Saúde
instituto_eleven_cursos_de_beleza_e_estetica_icn
Beleza
instituto_eleven_cursos_de_terapias_alternativas_icn
Terapias Alternativas
instituto_eleven_cursos_de_gastronomia_icn
Gastronomia
instituto_eleven_cursos_de_automotivo_e_industrial_icn
Automotivo e Industrial
instituto_eleven_cursos_de_arte_e_design_icn
Criatividade e Arte
instituto_eleven_cursos_de_gestao_icn
Gestão

FELICIDADE NO TRABALHO: COMO SER FELIZ?

O que é felicidade no trabalho?

Não é preciso entrar em Sócrates e discorrer sobre o que é felicidade para responder a pergunta “o que é felicidade no ambiente de trabalho?”

Uma resposta simples e bastante útil é: estar empolgado para realizar as suas tarefas – e cumprir as metas – e não apenas torcer pela chegada da sexta-feira e lamentar profundamente o fim do domingo.

É natural querer mais tempo livre, pensar no que será feito no seu descanso.

O que não é natural é falhar em ter interesse nas suas realizações profissionais e contar as horas para ir embora.

 

Não encontro mais sentido no meu trabalho: o que devo fazer?

Você deve conhecer pessoas que vão trabalhar no “modo automático”, ou seja, que apenas cumprem uma obrigação diariamente. São colaboradores que não enxergam um significado naquilo que realizam, tendo a atividade profissional como algo que serve apenas para ter um salário e pagar as contas.

No entanto, apesar de muitos estarem satisfeitos com a estabilidade financeira do emprego mesmo que trabalhem sem propósito, isso pode ter consequências negativas no médio e longo prazo.

Uma pesquisa mostrou que os profissionais que conseguem ver um sentido no trabalho são 2,5 vezes mais felizes do que os outros, visto que consideram suas atividades como algo importante em suas vidas.

Logo, perceber que seu trabalho não vale a pena pode gerar insatisfação, o que não é nada bom, pois isso pode afetar sua saúde e bem-estar. Diante disso, o que fazer quando você não encontra mais sentido no trabalho? Continue a leitura e saiba mais!

 

Por que o trabalho perde o significado?

Antes de mostrarmos como você pode “virar o jogo” caso não veja propósito no seu emprego, é importante entender por que o trabalho pode perder o sentido.

Aqui estamos falando de um cenário em que sua atividade profissional é vista como um fardo todos os dias, ou seja, quando a rotina se torna enfadonha e você não vê a hora de chegar na sexta-feira (mesmo que ainda esteja começando a semana). Mas por que isso acontece?

Escolhas erradas

É preciso entender que, muitas vezes, escolhemos uma profissão sem saber ao certo se ela se encaixa com nossa personalidade e objetivos. Na vida escolar há uma pressão para decidirmos que carreira seguir e não é difícil que essa escolha seja feita baseada apenas nas vantagens financeiras que uma área possa oferecer.

Muito pouco se fala de que a nossa profissão precisa ter um sentido em nossas vidas, porque é algo que estará ligado ao nosso desenvolvimento como indivíduo, tendo um papel importante em nossa existência.

Por último, ao contrário das gerações de décadas atrás, que viam o sucesso e realização profissional como algo que seria dado pela empresa onde trabalhavam, hoje sabemos que a conquista desses aspectos está ligada às nossas escolhas.

 

Dinamismo do mercado de trabalho

É necessário considerar também o dinamismo do mercado de trabalho e a chegada de novas tecnologias que podem modificar as atividades profissionais. Assim, pode ser difícil para algumas pessoas se adaptarem a essas mudanças, fazendo com que o trabalho perca o brilho que tinha antes.

 

Medo da mudança

Mas, falando em mudanças, saiba que muitos profissionais continuam em um emprego sem sentido justamente pelo medo de tentar algo novo. Dessa forma, é importante ter em mente que ninguém é obrigado a ficar em um trabalho que não tenha um significado maior em sua vida.

É possível mudar, seja buscando uma nova empresa, seja aprendendo a lidar com novos programas ou equipamentos. Aliás, estar insatisfeito com a carreira pode sinalizar que você precisa tomar uma atitude, que pode ser mudar de área profissional ou até mesmo começar a empreender.

Vale acrescentar ainda que uma escolha errada na juventude por imaturidade ou falta de informações não é definitiva e pode ser modificada ao longo da vida: você pode fazer uma nova faculdade ou buscar cursos profissionalizantes em outras áreas e transformar o rumo da sua carreira.

 

7 dicas para ser mais feliz no trabalho

A felicidade no trabalho pode variar bastante de pessoa para pessoa. Mas com estas dicas é muito provável que sua vontade de ir trabalhar aumente.

Cuide da sua Saúde Mental

A saúde mental ganha cada vez mais preocupação, especialmente em ambientes de trabalho. Relatos sobre burnout (esgotamento) são cada vez mais frequentes, seja por pressões e exigências de longas horas ou até exigências auto impostas. Fique atento a sintomas como ansiedade, cansaço exagerado e falta de motivação e procure ajuda caso necessário.

 

Organize seu dia

Quantas vezes você sabia que seu dia seria cheio e antes mesmo de pisar no escritório já estava estressado e se sentindo cansado? Colocar tudo em um papel ou planilha e planejar as horas é de enorme ajuda, já que todos os trabalhos podem ser encaixados e compartimentalizados.

O maior problema é não se planejar e sentir aquela sensação de ansiedade por ter uma pilha de coisas para fazer e que nunca parece acabar. Uma simples lista com as tarefas por fazer e as completadas pode ter impacto psicológico e motivacional.

 

Descubra o que você quer fazer

Será que o seu emprego é sem sentido pelo fato de você não se identificar com as atividades que realiza? Então, pense naquilo que você gosta de fazer.

Volte o olhar para o seu interior e entenda quais são seus pontos fortes, o que você se orgulha (ou tem prazer) em fazer ou ainda o que as pessoas admiram em você. A partir desse exercício, você pode descobrir habilidades (técnicas ou interpessoais) e buscar mudar para uma área onde possa colocá-las em prática.

 

Faça parte ou inicie atividades em grupo

Fazer coisas legais com pessoas que você gosta é uma das coisas mais recompensadoras na nossa vida.

Entretanto, muitos pensam que isso fica restrito à escola/faculdade e amigos/família. Mas não há porque ser diferente com as pessoas com as quais você convive metade ou até mais de suas horas acordado.

Faça parte das atividades em grupo, seja comemorações, almoços ou até eventos fora do escritório, como a prática de esportes e festas. Caso elas não existam, cheque o interesse e crie elas. Ter um bom ambiente – sempre mantendo o respeito e o profissionalismo quando for a hora de trabalhar – é fundamental para a alcançar a felicidade no trabalho.

 

Reflita sobre as formas de encontrar um propósito no trabalho

Saiba que você pode, até mesmo, continuar na sua área de formação, porém atuando de uma forma diferente para ter um propósito no trabalho.

Por exemplo: você pode ser da área administrativa, mas gostar de fazer o atendimento ao público. Logo, não é um profissional que fica satisfeito ao passar todo o expediente todo somente em frente ao computador.

Assim, pode buscar uma função em que é possível conversar frente a frente com as pessoas, entender suas necessidades, demonstrar empatia…enfim, pode encontrar um sentido para ir trabalhar todos os dias.

 

Entenda o que torna o seu trabalho atual sem sentido

Cabe destacar que, além de identificar um trabalho que combine com você, é importante saber quais fatores são motivos de insatisfação em seu emprego atual, para que você consiga de fato encontrar uma atividade profissional que tenha um significado maior para você.

Será que você não está em busca de um trabalho mais flexível? Ou quer um local onde possa participar mais das decisões? Como você pode notar, são aspectos bastante subjetivos, mas que não podem ser deixados de lado na hora de mudar de emprego.

 

Deixe de se autossabotar

Por último, não deixe o medo da mudança dominar você. É comum que os profissionais fiquem com receio de trabalhar em um novo ambiente, com novas pessoas e diferentes atribuições.

Com isso, o medo de falhar faz com que eles nem tentem buscar uma oportunidade diferente. Porém, não deixe a autoconfiança de lado, ou seja, considere sua formação e potencialidades e vá com tudo. Saiba ainda que você também pode aprender em uma nova empresa, quer dizer, ninguém precisa chegar já dominando diferentes funções.

A carreira tem uma dimensão grande em nossas vidas, por isso nunca é tarde para abandonar um trabalho sem sentido. Reflita sobre as áreas com as quais gostaria de trabalhar e quais valores uma empresa deve ter e parta para a mudança. Você, certamente, vai encontrar um emprego que valha a pena!

 

Acompanhe mais conteúdos em nossas redes sociais!

🌎 Instagram

🌎 Facebook

 

CADASTRE-SE AGORA E GANHE DESCONTOS ESPECIAIS!


    POSTS POPULARES

    SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS