blog eleven

Conectando pessoas poderosas que sabem que conhecimento é crescimento pessoal e profissional.

Sem nome (Post para Instagram)-8-2
instituto_eleven_cursos_de_graduacao_e_pos_graduacao_icn
Cursos Online
instituto_eleven_cursos_saude_icn
Saúde
instituto_eleven_cursos_de_beleza_e_estetica_icn
Beleza
instituto_eleven_cursos_de_terapias_alternativas_icn
Terapias Alternativas
instituto_eleven_cursos_de_gastronomia_icn
Gastronomia
instituto_eleven_cursos_de_automotivo_e_industrial_icn
Automotivo e Industrial
instituto_eleven_cursos_de_arte_e_design_icn
Criatividade e Arte
instituto_eleven_cursos_de_gestao_icn
Gestão

TATUAGEM: DO HOBBY A PROFISSÃO.

Tatuador: tudo sobre a profissão

Há algum tempo, as tatuagens eram vistas com certo preconceito na sociedade, mas, aos poucos, o cenário mudou e a prática tem se tornando mais comum e aceita entre diferentes pessoas e ambientes.

Com isso, os melhores tatuadores se tornaram respeitados e hoje são referência de trabalho a ser seguido com desenhos diferentes e profissionais.

Uma boa notícia para quem gosta de tatuar, não é? Se você sonha em virar um tatuador saiba que é possível e que é um mercado muito lucrativo.

Hoje, os tatuadores são considerados verdadeiros artistas da pele e da autoestima. Porém, se você pensa que só pode seguir na área quem tiver com o dom de desenhar, está enganado.

Esse mito também tem sido quebrado e a profissão tem se tornado uma alternativa para quem quer mudar de carreira ou mesmocomplementar a renda.

Os cursos de tatuagem estão aí para provar essa nova realidade e mostrar que qualquer pessoa interessada pode começar.

Cursos Profissionalizantes Presencial ou On-line na Faculdade Eleven - Curso de Tatuagem Profissional
Curso de Tatuagem. Quer aprender a tatuar do zero? Aqui você aprenderá técnicas de desenho, sombreamento e pontilhismo, traços e muito mais!

 

O que faz um Tatuador Profissional?

Um tatuador é um profissional especializado em criar tatuagens artísticas no corpo humano. Sua principal função é transformar ideias, conceitos e imagens em obras de arte permanentes na pele. Antes de iniciar o processo de tatuagem, o tatuador geralmente realiza uma consulta inicial com o cliente para discutir o design desejado, o tamanho, a cor e a localização da tatuagem.

Inicialmente o tatuador prepara a a área a ser tatuada limpando-a e aplicando um agente desinfetante. Após, utilizando técnicas de desenho e estêncil, ele transfere o design para a pele.

O tatuador também prepara suas ferramentas, como as agulhas, que são esterilizadas e descartáveis.

Durante o processo de tatuagem, o tatuador usa uma máquina de tatuagem elétrica que possui uma ou mais agulhas que penetram na pele repetidamente, depositando tinta nos níveis mais profundos da epiderme. O tatuador precisa ter habilidades técnicas e artísticas para garantir que as linhas sejam precisas, as cores sejam vibrantes e o resultado final seja esteticamente agradável.

Além de realizar a tatuagem no cliente e em si, o tatuador também desempenha um papel importante no cuidado pós-tatuagem. Ele orienta o cliente sobre os cuidados adequados com a tatuagem para garantir uma cicatrização adequada e prevenir infecções. Isso inclui instruções sobre a limpeza da tatuagem, aplicação de pomadas cicatrizantes e proteção contra exposição excessiva ao sol.

 

O Mercado de Trabalho da Tatuagem

Com a mudança em relação à aceitação da tatuagem, cada vez mais pessoas têm procurado pelo serviço, aumentando a demanda dos tatuadores.

Outro ponto positivo é a popularização das tatuagens nas redes sociais. Por meio desses canais, os profissionais podem divulgar com mais afinco seu portfólio e atrair mais clientes.

Novas técnicas para tatuar não param de surgir! Isso significa que o setor está em constante evolução e crescimento.

 

Como ser Tatuador Profissional

Se você deseja se tornar um tatuador, há alguns passos importantes que você pode seguir para iniciar sua jornada nessa profissão criativa e artística. Aqui estão os principais passos para se tornar um tatuador:

Invista em conhecimento

Para quem quer começar de um jeito profissional, nossa maior recomendação é investir em um bom curso profissionalizante, com uma metodologia rápida e que ensine o que realmente importa, dando suporte também para que o aluno coloque em prática tudo aquilo que aprender.

Para destacar na profissão ainda mais, alguns tatuadores têm habilidades adicionais, tais como: cobertura de tatuagens antigas, restauração de tatuagens desbotadas ou danificadas, capacidade de criar tatuagens realistas em 3D ou em estilo livre e muitas outras.

Em todas as profissões é necessário que você se mantenha sempre atualizado com o mercado. Para isso, faça cursos de tatuagem e se aperfeiçoe sobre o seu trabalho.

Vale assistir a workshops, participar de feiras e palestras, e fazer alguns cursos que hoje podem ser realizados tanto online quanto presencialmente.

Hoje em dia, a profissão de tatuador é vista como uma das áreas mais “descoladas” para se trabalhar, uma vez que realiza um serviço que já esteve diretamente ligado a atos transgressores, além de ter um público, em sua maioria, composto por jovens, porém, Tatuagem é coisa séria e a responsabilidade é tão necessária quanto o talento.

Monte seu planejamento

Você tem que sempre pensar em seu planejamento para que o seu sonho não se torne pesadelo. Para isso não acontecer, nenhum negócio pode ser construído sem planejamento, sem estudo ou sem uma estratégia para alcançar resultados.

A partir do momento em que você tem uma visão geral de tudo que quer e quanto de dinheiro tem disponível, fica mais fácil traçar os próximos passos do que precisa ser feito.

Escolha bem o local para abrir o seu negócio

Busque por um espaço bem localizado, onde as pessoas não tenham dificuldades para chegar. Como dica, é legal ter uma área de estacionamento no local ou nas proximidades.

Outra dica é colocar seu estúdio no Google Meu Negócio. Sabe quando as pessoas procuram por “estúdio de tatuagem perto de mim” no Google e as pesquisas mostram lugares perto e suas avaliações? As informações que aparecem são justamente do Google Meu Negócio.

Segundo pesquisas, 6 em 10 pessoas descobriram novas empresas ano passado através dessa ferramenta.

Tenha uma boa estrutura

Uma sala de 40m2 é o suficiente para este início. Você tem que pensar que para começar também precisará de um espaço para recepção, como sala de espera, além do local para trabalhar, é claro.

 

CNAEs para abertura de um estúdio de tatuagem

Depois do conhecimento técnico, vem a burocracia. Atualmente, para abrir um estúdio de tatuagem ou trabalhar como funcionário em um, é preciso estar de acordo com a legislação e a vigilância sanitária.

Os CNAEs são os códigos que determinam quais são as atividades que sua empresa está autorizada a executar. A sigla significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas-Fiscal.

Uma sugestão de atividade para tatuagem é você utilizar o CNAE: 9609-2/06 Serviços de tatuagem e colocação de piercing

 

Dicas para iniciar na Profissão de Tatuador

Para finalizar, separamos alguns requisitos que podem ajudar você a iniciar na carreira:

  • Transforme sua vontade em habilidade profissional.
  • Não pare de estudar, procure cursos para aprender coisas novas.
  • Pratique! Você sabia que existem peles sintéticas para você treinar?
  • Monte um portfólio fotografando sua evolução e as tatuagens criadas.
  • Para ganhar experiência e abrir o seu studio o ideal é que você trabalhe inicialmente na área em studios parceiros ou de amigos.
  • Faça Networking, um bom relacionamento com outros tatuadores te ajudará em indicações de trabalhos,e para abrir seu studio, conhecer profissionais influentes vai te ajudar muito.

Pronto para ser tatuador? Mergulhe de cabeça e saiba mais sobre nosso Curso de Tatuagem Profissional, nos formatos Presencial ou On-line.

Acesse o site da Faculdade Eleven e confira mais detalhes sobre o curso.

 

CADASTRE-SE AGORA E GANHE DESCONTOS ESPECIAIS!


    POSTS POPULARES

    SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS