Educação Consciente

Uma Instituição que aposta na Evolução Pessoal alinhada a Sustentabilidade.

Sem nome (Post para Instagram)-2
instituto_eleven_cursos_de_graduacao_e_pos_graduacao_icn
Cursos Online
instituto_eleven_cursos_saude_icn
Saúde
instituto_eleven_cursos_de_beleza_e_estetica_icn
Beleza
instituto_eleven_cursos_de_terapias_alternativas_icn
Terapias Alternativas
instituto_eleven_cursos_de_gastronomia_icn
Gastronomia
instituto_eleven_cursos_de_automotivo_e_industrial_icn
Automotivo e Industrial
instituto_eleven_cursos_de_arte_e_design_icn
Criatividade e Arte
instituto_eleven_cursos_de_tecnologia_da_informacao_icn
Tecnologia, Gestão e Aeronáutica
instituto_eleven_cursos_de_gestao_icn
Graduação e Pós

É POSSÍVEL (E NECESSÁRIO) EMPREENDER, TER SUCESSO E SER SUSTENTÁVEL AO MESMO TEMPO. QUER VER?

Em um Sistema onde tudo é interligado é inconcebível que o Ser Humano viva como se fosse um ser destacado do meio ambiente.

Ecossistemas são organizados pela natureza de maneira sustentável, todos os agentes encontrados são responsáveis por alguma ação preponderante para seu equilíbrio. Sendo assim, precisamos viver em harmonia para que o equilíbrio permaneça na Terra.

O homem, como agente principal de mudanças, precisa entender e adotar estes conceitos, bem como deixar o EGO de lado e agir de forma a manter o equilíbrio e a vida. Logo, a concepção de Gestão Sustentável implica diretamente na participação das pessoas e desenvolvimento da cidadania como a única forma possível de vivermos e Convivermos neste planeta.

Atitudes sustentáveis são sim um dever de TODO cidadão. Um dever com a sua própria existência e, principalmente, com a existência das gerações futuras. E o melhor é que ao contrário do que muitos pensam, a maioria delas não é um bicho de sete cabeças e pode ser facilmente implementada nas vidas pessoais e profissionais. É só querer!

Listamos 5 iniciativas sustentáveis de fácil aplicação para você começar a se tornar um empreendedor responsável e comprometido com o Meio Ambiente. Veja como pode ser fácil!

Hoje em dia empresa nenhuma se sustenta sem tecnologia e quando falamos dela, o mínimo que normalmente demandamos é de um computador. Na hora de equipar sua empresa prefira notebooks a desktops. A produção deles requer menos matéria-prima e energia. Além disto, seu consumo em energia é aproximadamente 3 vezes menor. Assim você coopera com o meio ambiente e com o caixa da empresa, além de trazer muito mais praticidade já que os notebooks são leves, móveis e possibilitam que o trabalho com eles seja feito em qualquer local.

Praticamente todos os business dependem de automóveis em maior ou menor grau. Seja frota própria para entregas, seja apenas para deslocamento de pessoal, normalmente eles estão presentes. Então, mantenha os pneus calibrados. Sim, com esta dica super simples eles vão durar mais e o rendimento do combustível será maior (em torno de 3%). Assim você vai demorar mais para ter que trocar os pneus (diminuindo o consumo de aço e borracha e ainda demorando mais para descartar os usados no meio ambiente) e consumirá menos combustível (diminuindo o consumo de recursos naturais e a poluição ambiental), além de economizar! Segundo a KBB Brasil, a distância anual percorrida pelo brasileiro é, em média, de 12,9 mil km. Sendo assim cada brasileiro poderia poupar cerca de 40L de gasolina por ano apenas mantendo a pressão adequada dos pneus. Segundo o IBGE, a frota de automóveis no Brasil é de aproximadamente 55 milhões de carros, sendo assim a economia anual seria de 2,2 bilhões de litros!

Este item normalmente não pode faltar para manter a equipe acordada e disposta, mas que tal dar como presente de boas vindas a cada novo funcionário uma caneca de cerâmica para tomar café? Segundo o IBGE, o Brasil possui 33,1 milhões de trabalhadores com carteira assinada (FEV a ABR/2019). Se cada uma destas pessoas consumir 3 copos descartáveis por dia de trabalho (existem estudos que falam em 4), em apenas 1 ano (com 250 dias úteis) serão consumidos aproximadamente 25 bilhões de copos descartáveis, o suficiente para dar a volta na Terra 32 vezes. O isopor ficará no planeta por nove gerações, tempo suficiente para nascerem seus tatatatatataranetos e ainda usarem o mesmo copo para tomar café!! Também podemos ir além e eliminar o uso de misturadores ou colheres descartáveis. Para aqueles que tomam o café amargo eles já não fazem falta, para os outros basta colocar o açúcar ou adoçante no copo antes da bebida e afastar um pouco mais na hora de se servir. A própria pressão do líquido fará a mistura, contribuindo com a diminuição da poluição plástica.

Vá andando e não gaste nada com transporte. Pessoas que moram num raio de 3 km do trabalho gastam em média R$ 600,00 por ano para ir e vir de carro. Se apenas 40 pessoas em cada estado brasileiro caminhassem para os seus trabalhos, evitaríamos que aproximadamente 1 tonelada de produtos químicos nocivos fosse jogada no ar todos os anos. Além disto, as caminhadas trazem benefícios à saúde. A Lei n.º 7.619, de 30 de setembro de 1987 determina ser obrigatório a empresa custear o transporte do empregado, caso este utilize o transporte público. Que tal apresentar os dados deste item para seus funcionários e estimular os que moram perto a ir trabalhar à pé ou de bike? Você pode oferecer um prêmio ou bônus para aqueles que toparem (menor do que o custo do vale transporte). Ganha você, ganham eles e, principalmente, ganha o meio ambiente, ou seja, todos nós!!

Descarte seu lixo adequadamente. Noventa e quatro por cento das pessoas reconhecem que o lixo maltratado pode gerar um problema ambiental grave, mas apenas 3% do lixo produzido no Brasil é reciclado! (Portal FMU/2018) Curitiba, a capital ecológica, recicla 22,5% de resíduos sólidos (Câmara Municipal de Curitiba/2019), número muito maior do que a média nacional, mas poderia ser muito mais, sabe por que não é? Porque a maioria dos resíduos NÃO é separada pelos cidadãos e por isto não podem ser reciclados! Sendo assim, implemente na sua empresa a separação do lixo. Mantenha lixeiras para o lixo orgânico e lixo reciclável (nem precisa chegar ao ponto de separar em todos os tipos de resíduos, separando nestas duas categorias você já vai viabilizar a reciclagem). Mantenha lixeiras espalhadas em vários pontos da empresa, eduque seus funcionários a separar, inclusive ensinando que os recicláveis, quando sujos, precisam de uma higienização superficial antes de serem descartados (enxaguar e agitar com água costuma ser o suficiente, às vezes uma esponja passada rapidamente pode ser necessário) para que realmente possam ser utilizados para reciclagem. Promova cursos/capacitações Lixo 0 e, se possível, adote uma composteira na sua empresa! Acredite, depois de algum tempo eles vão adorar esta idéia e ainda poderão levar o composto para suas casas e adubar seus vasinhos!

E ENTÃO, VAMOS JUNTOS COMEÇAR A MUDAR O MUNDO!?

“Quando há um número significativo de pessoas envolvidas, as pequenas coisas contam tanto quanto as grandes.

E é aí que você entra. É o seu futuro”. Robert Redford
 

Nicole Cherobim Costa – Coordenação de Práticas Sustentáveis e Meio Ambiente

Diretora Eco Angels Educação Sustentável

Insta: @ecoangels_edu

CONTRIBUA VOCÊ TAMBÉM

Contribua com ideias, textos e dicas sustentáveis, queremos ter um infográfico da sua empresa no nosso portfólio!