blog eleven

Conectando pessoas poderosas que sabem que conhecimento é crescimento pessoal e profissional.

Sem nome (Post para Instagram)-8-2
instituto_eleven_cursos_de_graduacao_e_pos_graduacao_icn
Cursos Online
instituto_eleven_cursos_saude_icn
Saúde
instituto_eleven_cursos_de_beleza_e_estetica_icn
Beleza
instituto_eleven_cursos_de_terapias_alternativas_icn
Terapias Alternativas
instituto_eleven_cursos_de_gastronomia_icn
Gastronomia
instituto_eleven_cursos_de_automotivo_e_industrial_icn
Automotivo e Industrial
instituto_eleven_cursos_de_arte_e_design_icn
Criatividade e Arte
instituto_eleven_cursos_de_gestao_icn
Gestão

INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA: PRECISA TER FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM?

Instrumentação Cirúrgica – A Profissão

Você já ouviu falar na profissão de instrumentador cirúrgico? Ela é fundamental no setor de cirurgias.

Afinal, é este profissional que organiza e fornece qualquer material que um médico ou enfermeiro precise durante um procedimento hospitalar ou ambulatorial.

Cirurgias são processos delicados em que a segurança do paciente deve ser um dos principais focos. Para isso, a equipe cirúrgica deve estar bem alinhada, com cada profissional executando sua função de maneira correta e competente. Entre eles, estão cirurgião, anestesista, auxiliar e instrumentador cirúrgico.

O instrumentista ou instrumentador cirúrgico pode ser considerado o braço direito do médico-cirurgião. É um profissional indispensável no momento da cirurgia e deve estar atento a todo o processo cirúrgico. Além disso, precisa saber de forma prévia cada passo da cirurgia e deixar todos os instrumentos e os materiais preparados para aquele momento.

 

A importância da equipe de instrumentação cirúrgica

Por trás de todo procedimento cirúrgico bem-sucedido, existe uma equipe de instrumentação altamente capacitada. Esses profissionais são responsáveis por preparar e organizar os instrumentos, além de auxiliar os cirurgiões durante o procedimento.

Além disso, a equipe de instrumentação também deve garantir a manutenção e esterilização adequada dos instrumentos cirúrgicos. Dentre os profissionais que compõem essa equipe, destacam-se:

  • Enfermeiro instrumentista: responsável por montar e organizar a mesa cirúrgica, selecionar e passar os instrumentos ao cirurgião durante o procedimento, além de garantir a correta assepsia e antissepsia.
  • Técnico em enfermagem: auxilia o enfermeiro instrumentista e o cirurgião, preparando materiais e instrumentos, além de colaborar na limpeza e esterilização dos instrumentos após a cirurgia.

 

Para se ter uma ideia sobre a importância dessa profissão, costuma-se dizer que o trabalho eficaz do instrumentador cirúrgico reduz bastante o tempo de cirurgia, preparando a sala de operação e diminuindo os riscos de contaminação hospitalar e infecções pós-operatórias.

Para isso, é fundamental que ele realmente conheça todos os instrumentos necessários e esteja apto para permanecer em salas de cirurgia auxiliando outros profissionais e preparando o ambiente operatório.

 

Onde o instrumentador cirúrgico pode trabalhar?

O campo de atuação é vasto; ele pode atuar em consultórios, clínicas médicas, hospitais públicos e privados (regime CLT), como autônomo em uma ou mais equipes particulares, em empresas como representante de material cirúrgico, entre outros.

Nos dois primeiros, o trabalho é paralelo ao do médico, com organização de agenda, pós-operatórios e aquisição de insumos.

Com inúmeros avanços tecnológicos, as cirurgias no Brasil e no Mundo têm passado por transformações. Com isso, consequentemente, a competitividade tem aumentado e o mercado de trabalho tem exigido mão de obra qualificada e profissionais preparados para atuar nessas novidades.

Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, divulgada em 2017 tivemos um aumento grande no número de cirurgias realizadas, no caso das cirurgias plásticas para fins reconstrutores esse aumento foi de 23%, já número de cirurgias plásticas com finalidade estética aumentou 8%. A cirurgia bariátrica também apresenta crescimento, 163% entre 2008 e 2017 (Dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica).

Em novembro de 2022, o Senado aprovou o projeto de lei que regulamenta a profissão (PLC 75/2014). E com isso, as opções de campo de trabalho para esse profissional se ampliam:

  • Hospitais;
  • Clínicas Cirúrgicas;
  • Clínicas Odontológicas;
  • Área Comercial de Empresas.

 

Cursos Profissionalizantes Presencial ou On-line na Faculdade Eleven - Curso de Instrumentação Cirúrgica
Curso de Instrumentação Cirúrgica com aulas Práticas e Estágios em Hospitais. Instituição Credenciada no MEC e com Certificação Reconhecida.

 

O salário médio:

O salário do(a) Instrumentador(a) Cirúgico(a) varia conforme a região do País.

Segundo o site Guia da Carreira, o salário pode começar em R$ 1.188,00 e chegar a até R$ 4.000,00. A carga horária desse profissional é de cerca de 6 horas, mas pode variar no caso dos plantões.

Sendo assim, é um mercado bastante promissor para quem quer seguir na carreira de instrumentação cirúrgica.

 

Para atuar como Instrumentador Cirúrgico é necessário ter o curso de Enfermagem? 

“Preciso ter formação em enfermagem para me tornar instrumentador cirúrgico?” é uma pergunta recorrente e natural.

A resposta para ela é não. Não é necessário ter formação superior em enfermagem para estudar e se tornar um instrumentador cirúrgico.

É claro que se você aliar as duas formações pode “turbinar” sua carreira e aumentar sua renda. Entretanto, você pode começar a profissão de Instrumentador apenas com um curso profissionalizante de Instrumentação Cirúrgica.

 

Como se tornar um Instrumentador Cirúrgico?

Para que o instrumentador cirúrgico seja bem qualificado, é importante que a  instituição de ensino pregue a integralidade da formação e não veja a profissão apenas como o passar de instrumental cirúrgico.

O Curso de Instrumentação Cirúrgica da Faculdade Eleven proporciona conhecimentos teóricos e desenvolvimento de habilidades na Área. A grade curricular traz postura profissional e embasamento teórico-prático em Anatomia, Fisiologia, Procedimentos em Centro Cirúrgico, Primeiros socorros, Ética profissional, Paramentação Cirúrgica, Assistência ao paciente cirúrgico e Estágios em Hospitais renomadados, pois dentro do estágio o aluno passa a entender a real importância da instrumentação cirúrgica e de todos os conhecimentos abordados durante o curso.

Acesse o site da Faculdade Eleven e confira mais detalhes sobre o curso.

Possuímos uma metodologia inovadora e uma excelente estrutura para que o seu aprendizado seja completo, garantindo destaque no mercado de trabalho.

Entre em contato com a gente e saiba mais sobre essa especialização. Invista na carreira de Instrumentador Cirúrgico e mude a história de sua vida.

 

CADASTRE-SE AGORA E GANHE DESCONTOS ESPECIAIS!


    POSTS POPULARES

    SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS