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Tecnologia, Gestão e Aeronáutica

PILOTO DE AVIÃO

A Carreira de Piloto de Avião

Atuar na carreira de piloto de avião é definitivamente uma das profissões mais sonhadas por todos nós.

Enxergar o mundo lá do alto, conhecer muitas cidades, visitar outros estados e países e ainda ser bem remunerado por isso é somente alguns dos atrativos da profissão.

O piloto de avião é a peça fundamental no universo da aviação, responsável não apenas pela condução segura de milhares de passageiros diariamente, mas também por manter o pulsar da economia global, através do transporte de mercadorias por todo o mundo.

A carreira vai além de simplesmente operar aeronaves; de fato, envolve uma combinação de habilidades técnicas, tomadas de decisões críticas e uma paixão inabalável pela aviação.

Como ser Piloto de Avião?

Primeira Etapa:

Para se tornar um piloto de avião, o primeiro passo é fazer a matrícula em um Curso de Piloto Privado de Avião (PP), sendo essa a categoria em que os aspirantes a piloto iniciam sua carreira.

Nesse curso, o aluno irá aprender noções básicas de pilotagem, através de aulas teóricas.

Assim que é feita a matrícula, o aluno deve solicitar uma guia para o Certificado Médico Aeronáutico (CMA), conhecido como exame médico de 2ª classe, sendo item obrigatório para que o curso seja iniciado.

Tais aulas têm duração média de três a cinco meses, e são abordadas disciplinas como:

  • Conhecimentos Técnicos;
  • Meteorologia;
  • Teoria de Voo;
  • Navegação Aérea;
  • Regulamentos de Tráfego Aéreo.

Após a aprovação no curso, o próximo passo é acumular as horas de voo mínimas necessárias para obter sua habilitação e, assim, poder pilotar um avião particular.

 

Segunda Etapa:

Ao finalizar o curso de piloto privado de maneira satisfatória, o aluno-piloto poderá, então, realizar a banca da ANAC (ou exame teórico). Essa prova abrange cinco matérias, cada uma com 20 questões, e o aluno deve alcançar um desempenho superior a 70%.

A prova é realizada diretamente na ANAC e pode ser agendada pela internet pelo site

 

Terceira Etapa:

Após a aprovação na Banca o aluno-piloto irá iniciar a etapa mais desejada do curso, o treinamento prático de voo.

O curso é realizado em Centros de Instrução, Escolas de Aviação ou Aeroclubes. Além disso, ele consiste, em média, de 35 a 45 horas de instrução em voo, que são realizadas em aeronaves monomotoras leves.

 

Quarta Etapa:

Ao completar as horas de voo com um nível satisfatório, o piloto-aluno é, então, autorizado a realizar seu cheque inicial de piloto privado. Essa prova prática é realizada com o acompanhamento de um avaliador credenciado pela ANAC.

Durante o cheque, são cobrados tanto os conhecimentos teóricos quanto os práticos adquiridos nos respectivos cursos.

Sendo aprovado no cheque e sua documentação aprovada pela ANAC, o piloto-aluno recebe seu Certificado de Habilitações Técnicas com sua licença de Piloto Privado de Avião e uma Habilitação para Monomotores, em condições de voo visual. E assim a primeira fase da formação de Piloto Profissional estará concluída.

 

Qual o Salário de um Piloto de avião no Brasil?

O salário de um piloto de avião no Brasil pode variar bastante de acordo com o tipo de aeronave pilotada, tempo de experiência e outras situações.

Segue uma lista de quanto pode ganhar um piloto de avião no Brasil:

  • Piloto de avião comercial regional – R$16 mil a R$25 mil
  • Piloto de avião comercial internacional – R$20 a R$30 mil
  • Piloto de avião particular ou executivo – R$25 mil a R$50 mil

 

Opções de carreira na aviação

1. Instrutor de Voo

Primeiramente, tornar-se instrutor de voo é uma das profissões que frequentemente antecede todas as outras. Isso ocorre porque essa função é uma excelente maneira de acumular horas de voo e ganhar a experiência necessária para avançar na carreira. Nesse contexto, instrutores trabalham em escolas de aviação e desempenham um papel crucial na formação de novos pilotos, compartilhando conhecimentos e garantindo a segurança no treinamento.

Pré-requisitos:
Licença de Piloto Comercial (PCA) e Certificado de Instrutor de Voo (CFI).

Tempo Médio de Formação:
Aproximadamente 12 a 18 meses.

Faixa Salarial:
Inicialmente, entre R$ 3.000 e R$ 5.000 por mês, com aumento potencial à medida que se ganha experiência.


2. Piloto Comercial

Além disso, a maioria dos pilotos deseja se tornar comandante de companhia aérea, o que é, sem dúvida, uma das opções mais atraentes. Transportando passageiros ao redor do mundo, essa carreira exige habilidades excepcionais de navegação, comunicação e gestão de recursos da tripulação. Ademais, dentro desse ramo, existem diversas possibilidades, como se tornar comandante de voos domésticos ou internacionais, ou até atuar em empresas fora do país. Contudo, é importante lembrar que, embora essa carreira seja conhecida pelas altas remunerações, conquistar cargos mais altos, como os de comandante internacionais, requer tempo e experiência, razão pela qual os aviadores frequentemente começam como copilotos.

Pré-requisitos:
Para obter a Licença de Piloto Comercial (PCA) e a Licença de Piloto de Linha Aérea (PLA), é necessário ter ensino superior, além de certificações adicionais específicas da companhia aérea, como treinamento em operações de voo e qualificações para tipos de aeronave. Além disso, as empresas exigem uma quantidade mínima de horas de voo como forma de comprovar experiência.

Tempo Médio de Formação:
Ingressar em uma companhia aérea pode levar de 2 a 4 anos, dependendo da dedicação do piloto.

Faixa Salarial:
Os valores variam amplamente de acordo com a empresa e a experiência do piloto. Para referência, os salários podem ser:

  • Copiloto: Entre R$ 5.000 e R$ 12.000 por mês.
  • Comandante de voo: Entre R$ 10.000 e R$ 20.000 por mês.
  • Comandante de voo internacional: Entre R$ 20.000 e R$ 50.000 por mês.

3. Piloto Executivo

Por outro lado, pilotos executivos operam aeronaves particulares ou corporativas, oferecendo um serviço personalizado a clientes de alto nível. Essa carreira, portanto, exige muito profissionalismo e habilidade para gerenciar voos exclusivos e muitas vezes complexos. Diferente do Piloto Comercial, quem deseja seguir essa trajetória deve ser mais flexível, já que esse ramo pode envolver voos e folgas imprevisíveis, variando de acordo com a demanda do proprietário da aeronave ou da empresa.

Pré-requisitos:
Licença de Piloto Comercial (PCA) e, frequentemente, Licença de Piloto de Linha Aérea (PLA).

Tempo Médio de Formação:
Aproximadamente 3 a 5 anos, incluindo a experiência de voo necessária.

Faixa Salarial:
Os salários podem variar de R$ 15.000 a R$ 40.000 por mês, dependendo da empresa e do tipo de aeronave.


4. Piloto Agrícola

Ademais, os pilotos agrícolas são conhecidos pelos voos baixos e rasantes, operando aeronaves para a pulverização de culturas, plantio e outras atividades essenciais para a agricultura. Esse papel, sem dúvida, é vital para a produção agrícola eficiente e segura.

Pré-requisitos:
Licença de Piloto Comercial (PCA) e treinamento específico de Piloto Agrícola (PAGA).

Tempo Médio de Formação:
Cerca de 1 a 2 anos, incluindo treinamento especializado.

Faixa Salarial:
Os salários variam entre R$ 8.000 e R$ 20.000 por mês, dependendo da região, demanda e tipo de cultura.


5. Comissário de Voo

Por fim, os comissários de voo desempenham uma variedade de tarefas a bordo das aeronaves. Eles garantem a segurança dos passageiros, oferecem atendimento durante o voo e lidam com emergências de forma eficiente. Além disso, representam a companhia aérea e são a principal conexão entre a empresa e os passageiros durante o voo.

Pré-requisitos:
Ensino médio completo. Algumas companhias aéreas preferem candidatos com curso superior. Certificação médica, que comprove boa saúde e aptidão física, e fluência em inglês são geralmente exigidas. Embora o curso de comissário de voo não seja mais obrigatório, ainda é um grande diferencial para as empresas.

Tempo Médio de Formação:
curso de formação para comissários de voo tem uma duração de aproximadamente 2 a 3 meses. Durante esse período, inclui instrução teórica sobre segurança, primeiros socorros, atendimento ao cliente e, além disso, treinamento prático em simuladores de cabine.

Faixa Salarial:
Os salários dos comissários de voo variam amplamente, pois dependem da companhia aérea, da rota e da experiência. No Brasil, por exemplo, os salários iniciais podem oscilar entre R$ 2.500 e R$ 7.000 por mês; além disso, esses valores podem aumentar com a experiência e a senioridade.

 

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Além disso, se você tiver dúvidas ou precisar de mais informações sobre este curso ou qualquer outro, não hesite em entrar em contato conosco. Clique AQUI PARA FALAR CONOSCO NO WHATSAPP.! Estamos prontos para ajudar você a decolar na sua carreira! ✈️

 

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