Cuide-se em Qualquer Idade: A Luta Contra o Câncer de Mama
O movimento da campanha Outubro Rosa e a conscientização sobre o câncer de mama são convites importantes ao autocuidado. Por isso, esse movimento incentiva o cuidado com o outro diante da realidade dessa doença que ainda atinge milhões de mulheres no mundo.
O câncer de mama continua sendo o tipo que mais mata mulheres globalmente. Embora o mês de outubro seja simbólico para a causa, a atenção à prevenção e ao diagnóstico deve ocorrer durante todo o ano.
Atualmente, o medo da doença ainda persiste, em parte por sua alta incidência. No entanto, o desconhecimento sobre a condição agrava esse medo. Além disso, o risco aumenta com o avanço da idade.
Felizmente, o número de sobreviventes triplicou nos últimos 60 anos. Hoje, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, mas, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura chegam a 95%.
O que é câncer de mama?
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama e pode ocorrer em diferentes formas. Ele é o tipo mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo, excetuando-se o câncer de pele não melanoma.
Estima-se que o câncer de mama represente 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Embora seja raro antes dos 35 anos, sua incidência aumenta significativamente após os 50 anos.
A evolução da doença pode ser rápida ou lenta, dependendo do tipo. Ainda assim, a maioria dos casos apresenta bom prognóstico quando tratados desde o início.

Quais são os sintomas do câncer de mama?
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos.
Contudo, outros sinais podem surgir, como:
- Edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja;
- Retração cutânea;
- Dor;
- Inversão do mamilo;
- Hiperemia;
- Descamação ou por exemplo, ulceração do mamilo;
- Secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.
Qual é o tratamento para câncer de mama?
Finalmente, houve avanços importantes no tratamento do câncer de mama. Além de cirurgias menos invasivas, o foco está na personalização do tratamento para cada paciente.
O tipo de tratamento depende do estágio da doença, da biologia do tumor, da idade da paciente, e, certamente, de outros fatores. Contudo, o diagnóstico precoce oferece maiores chances de cura.
Os principais tratamentos incluem:
- Locais: cirurgia, radioterapia e reconstrução mamária
- Sistêmicos: quimioterapia, hormonioterapia e terapia-alvo
Fatores de risco do câncer de mama
Embora alguns fatores de risco não possam ser evitados, outros estão diretamente ligados ao estilo de vida. Veja os principais:
- Idade avançada (principal fator de risco)
- Histórico familiar de câncer de mama
- Presença de mutações genéticas como BRCA1 e BRCA2
- Obesidade
- Consumo excessivo de álcool
- Do mesmo modo, do tabagismo
- Sedentarismo
A Prevenção
Embora não seja possível prevenir todos os casos, adotar hábitos saudáveis é fundamental. Portanto, controlar o peso, manter uma alimentação equilibrada e evitar o consumo de álcool são atitudes essenciais.
Para detectar precocemente a doença, recomenda-se, por exemplo:
- Fazer o autoexame mensal das mamas
- Fazer exames clínicos anuais com um profissional de saúde
- Mamografia periódica
- Ressonância magnética para mulheres com risco elevado
Outubro rosa e o câncer de mama
O Outubro Rosa foi criado na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Desde então, tornou-se um movimento global de conscientização.
No Brasil, o INCA promove ações desde 2010, com o objetivo de disseminar informações, incentivar a prevenção, bem como, ampliar o acesso ao diagnóstico precoce.
Hoje, a campanha também aborda o câncer do colo do útero. Além disso, promove eventos, campanhas em redes públicas e escolas, e incentiva a quebra de tabus sobre o tema.
ONG’S de Apoio a Luta contra o câncer de mama no Paraná.
Há muitas pessoas perto de você que dedicam parte da rotina à luta contra o câncer de mama. Além disso, nessa causa, conscientização e solidariedade andam juntas e promover o apoio pode sempre fazer a diferença.
Da mesma forma, é fácil ajudar, na lista abaixo, você encontra o endereço e o contato de ONGs, por todo o estado, especializadas em câncer de mama. Localize as instituições mais próximas de você e faça sua parte nessa luta. A melhor forma de doar seu tempo é ajudando quem precisa.
Curitiba
- Atitude na Cabeça – (41) 3015-0768
- Humsol – (41) 4106-7072
- Amigas da Mama – (41) 3223-2208
Guarapuava
- ACPAC – (42) 3035-3921
Foz do Iguaçu
- UNICAN – (41) 3572-3514
Cascavel
- UOPECCAN – (45) 2101-7000
Paranavaí
- APDE – (44) 3423-5069
Umuarama
- UOPECCAN – (44) 2031-0700
Faça parte dessa causa
A conscientização do câncer de mama e o investimento em novas pesquisas sobre o tema, em contrapartida, ajudaram a criar diversos avanços no diagnóstico e tratamento da doença.
Assim, a conscientização e o avanço nas pesquisas transformaram o câncer de mama em uma doença com altas taxas de cura. Porém, é necessário continuar vigilante.
Por isso, cuide-se, informe-se e compartilhe esse conhecimento. Que o Outubro Rosa seja um chamado para todos os meses do ano. A prevenção ainda é a melhor forma de lutar.
Por Juliana Silva Ribeiro – Faculdade Eleven