Profissão Socorrista: tudo que você precisa saber sobre essa atuação
A violência urbana e os acidentes de trânsitos fazem parte de uma realidade cada vez mais presente em todas as cidades, principalmente, nas grandes metrópoles. E quando uma situação envolvendo risco de vida acontece, os primeiros socorros ficam por conta da equipe de resgate, mais especificamente, do socorrista resgatista.
Se você quer saber tudo sobre essa profissão: o que faz e de que maneira se tornar um, é só continuar lendo esse artigo que preparamos para você!
O que faz um Socorrista Resgatista?
O socorrista é a pessoa que realiza os primeiros atendimentos às vítimas em acidentes, como afogamento, engasgo, parada cardiorrespiratória, trauma ou intercorrências clínicas.
Além disso, ele presta os primeiros socorros e faz o que for necessário para salvar a vida do acidentado, até que uma equipe médica chegue ao local ou que o paciente possa ser encaminhado para um hospital.
Ao trabalhar como socorrista, você desempenhará tarefas essenciais para o salvamento de vidas. Por exemplo, desde o controle de locais de acidentes para permitir a chegada de outros profissionais, como bombeiros, policiais e médicos, até o resgate e transporte de pacientes para unidades de atendimento médico avançado.
Mercado de Trabalho para o Socorrista
O mercado de trabalho para socorristas é bastante amplo e pode exigir habilidades específicas de acordo com o contexto de atuação, mas independentemente do local em que esteja alocada, a pessoa que trabalha nessa função deve estar preparada para situações como:
- fazer primeiros socorros para ferimentos leves e graves;
- cuidar de vítimas de choque, queimaduras, fraturas e outras lesões;
- usar equipamentos de RCP;
- administrar medicamentos de emergência, como adrenalina para choque anafilático;
- comunicar-se com serviços de emergência, como polícia e bombeiros, e trabalhar em conjunto para o atendimento de pacientes;
- atuar em equipamentos de salvamento, como barcos, aviões e veículos terrestres;
- atuar em desastres naturais, epidemias e outras situações de crise;
- monitorar e garantir a segurança de pacientes durante o transporte para unidades de saúde e colaborar com equipes médicas e enfermeiros para oferecer o tratamento apropriado.
Áreas de atuação para Socorristas
Devido à natureza emergencial do serviço prestado, a presença de socorristas normalmente se dá em regime de plantão em locais como:
- hospitais, onde ajudam a receber pacientes de emergência e fornecer assistência médica imediata;
- ambulâncias, onde podem atender pacientes durante o transporte para hospitais e outras unidades de saúde;
- eventos públicos, como maratonas, concertos e jogos esportivos, para assegurar a assistência médica de emergência do público, caso necessário. A legislação para esse tipo de prestação de socorro médico varia para cada localidade, mas a Resolução n.º 2.012/2013 do Conselho Federal de Medicina (CFM) estabelece parâmetros para garantir a segurança no atendimento médico em eventos;
- instalações industriais e comerciais, como minas e fábricas, para garantir a segurança de trabalhadores e fornecer assistência médica imediata em caso de acidente;
- serviços de resgate, como parte de equipes de resgate, para atuar em áreas remotas ou de difícil acesso, como montanhas, desertos ou águas abertas.
Socorristas também podem trabalhar em organizações de resgate, como Corpo de Bombeiros e serviços de emergência, ou em empresas de segurança privada, seja em estabelecimentos comerciais, residenciais ou industriais. Outra possibilidade de trabalho é se dedicar ao ensino da técnica, como instrutores de primeiros socorros e ressuscitação cardiopulmonar (RCP).
Como se tornar um Socorrista Resgatista
Como o atendimento emergencial desempenha um papel fundamental na preservação de vidas, a atividade foi regulamentada em 2002 pela Portaria 2048, do Ministério da Saúde, que estabelece as normas técnicas ligadas à prática nos Estados brasileiros, além de delimitar a grade curricular dos cursos da área.
Dessa forma, para se tornar um socorrista resgatista é necessário estar devidamente treinado e capacitado para a função através de um curso profissionalizante que atenda a todas as exigências previstas em lei.
Destinado a qualquer pessoa com mais de 16 anos de idade e de nível médio, técnico ou superior, o curso oferece formação prática e teórica. Portanto, o aluno precisa apresentar desempenho satisfatório em ambos os aspectos para obter a certificação.
Assim, após a conclusão do curso e a aprovação, os profissionais estarão habilitados a fornecer suporte de urgência e emergência em situações como acidentes de trânsito, mal súbito, resgate em altura, incêndios, entre outros.
O Curso de Socorrista Resgatista
O Curso de Socorrista Resgatista capacita você para atuar com situações de resgate e realizar o atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência.
Afinal, o Socorrista Resgatista é um dos profissionais responsáveis pelo Atendimento Pré-Hospitalar (APH) de vítimas encontradas em situações de Urgência e Emergência.
Então, quando acontece algum acidente, independente do local ou tipo de ocorrido, é esse profissional que faz os primeiros socorros nas vítimas em estado de urgência.
Com nosso curso você estará preparado para realizar suporte básico de vida, atuando, por exemplo, no socorro de vítimas em rodovias, SAMU, indústrias, prefeituras e na condução de ambulâncias, sob supervisão médica, fazendo uso de materiais e equipamentos especializados dessa área.
Duração do Curso de Socorrista Resgatista
As aulas tem duração de 9 meses, nos períodos da manhã, tarde ou noite.
Além, de estar disponível também na modalidade VIP – Aulas individuais que oferecem ao aluno flexibilidade de horário, rapidez e conteúdo personalizado.
O que você irá aprender no Curso de Socorrista Resgatista?
O curso é composto por matérias que contribuem para o aprendizado e melhor formação profissional do estudante, entre elas destacam -se:
- Anatomia e Fisiologia Humana;
- Avaliação de sinais vitais;
- Bandagem, Ferimentos, Hemorragia e Choque;
- Reanimação cardiopulmonar (RCP);
- Imobilizações e Remoções;
- Traumas: tórax, abdominal, pelve, trauma raquimedular, MMII, MMSS e Crânio;
- Acidentes de Múltiplas Vítimas;
- Afogamento;
- Partos;
- Emergências Neurológicas e Psiquiátricas
- Resgate em Altura;
- Combate ao Incêndio e muito mais.
Foram citadas algumas das matérias mais importantes que o aluno irá aprender; para mais informações, clique aqui!
Acesse o Site da Faculdade Eleven e confira mais detalhes sobre o Curso de Auxiliar Administrativo.