blog eleven

Conectando pessoas poderosas que sabem que conhecimento é crescimento pessoal e profissional.

Sem nome (Post para Instagram)-8-2
instituto_eleven_cursos_de_graduacao_e_pos_graduacao_icn
Cursos Online
instituto_eleven_cursos_saude_icn
Saúde
instituto_eleven_cursos_de_beleza_e_estetica_icn
Beleza
instituto_eleven_cursos_de_terapias_alternativas_icn
Terapias Alternativas
instituto_eleven_cursos_de_gastronomia_icn
Gastronomia
instituto_eleven_cursos_de_automotivo_e_industrial_icn
Automotivo e Industrial
instituto_eleven_cursos_de_arte_e_design_icn
Criatividade e Arte
instituto_eleven_cursos_de_gestao_icn
Gestão

COZINHA AUTORAL: POR ONDE COMEÇAR

Você já ouviu falar em cozinha autoral?

Como o nome sugere, a cozinha autoral é a produção de receitas com identidade autoral e pratos próprios. Todas as criações desse menu são resultado de muita prática e experiência, além de técnica e criatividade.

Tudo se dá por meio de sensações. É sobre texturas, sabores, aromas, ingredientes, combinações e montagens. Na maioria das vezes, o cozinheiro reproduz emoções já sentidas por ele anteriormente.

Trata-se de uma tendência forte para os chefs e cozinheiros profissionais, e consiste na elaboração de receitas únicas, com o uso de ingredientes variados e muita criatividade.

Nesse sentido, se preparar para essa inovação é essencial para atrair os clientes e se destacar no mercado.

 

Uma verdadeira arte sensorial

Cozinhar pode ser considerada a mais sensível das artes, pois mexe com todos os nossos sentidos. Na cozinha autoral, aflorar emoções é pré-requisito.

Mas, ainda que prazeroso, é um trabalho difícil, já que além dos seus conhecimentos, o cozinheiro precisa aplicar todo o seu instinto e criar cardápios sem nenhuma influência.

Por isso, tal carreira é construída em pequenos passos. Todo ensinamento adquirido é válido e, aos poucos, o cozinheiro vai aumentando seu repertório para poder desempenhar seu trabalho de forma artística.

 

Curso Profisionalizantes!! Aulas 100% práticas em uma Instituição Credenciada no MEC. Atendimento a modelos reais. Matricule-se na Faculdade Eleven!
Cozinha Autoral – Cursos de Gastronomia Faculdade Eleven

 

Como desenvolver a sua cozinha autoral?

Para desenvolver a cozinha autoral no restaurante é preciso avaliar alguns fatores, considerados pilares para aprimorar as habilidades. Sobretudo, para compreender melhor as técnicas da culinária e ter facilidade para combinar diferentes sabores e texturas.

Nesse contexto, o empreendedor ou cozinheiro precisa se dedicar a estudos específicos, considerando as características do público e da região. Dessa forma, estimular os pensamentos e encontrar possibilidades para ter um cardápio diversificado e único são maiores.

Entenda o que é preciso para implementar a cozinha autoral no seu negócio:

 

Conheça novas culturas

Os fatores culturais têm laços profundos com a culinária, por isso, muitos ingredientes são específicos e utilizados apenas em determinadas regiões. Para ampliar os seus horizontes, estude detalhadamente outras culturas, nacionais e internacionais, para conhecer novos sabores.

 

Invista em desenvolvimento profissional

Embora muitos profissionais tenham habilidades naturais, a capacitação técnica é indispensável para a cozinha autoral. Portanto, não deixe de investir em um curso de gastronomia para aperfeiçoar seus conhecimentos e conhecer técnicas importantes para o seu restaurante.

Com um público cada vez mais exigente, restaurantes e outros estabelecimentos passaram a priorizar a escolha por profissionais qualificados que agreguem, ao estabelecimento, um serviço de qualidade.

Desse modo, é preciso estar capacitado para oferecer ao mercado de trabalho técnica, conhecimentos e habilidade.

 

Busque por materiais com profissionais de outras cozinhas

Uma boa oportunidade para impulsionar suas ideias é procurar materiais realizados por profissionais renomados e que tiveram sucesso na gastronomia. Ao estudar sobre e participar desses eventos, você vai notar algumas técnicas importantes, que podem ser aplicadas na cozinha autoral.

 

Trabalhe a criatividade

Por fim, para desenvolver a cozinha autoral é preciso de um ingrediente indispensável, que é a criatividade. Mesmo com toda técnica, se você não estimular a criatividade, vai enfrentar grandes desafios — por isso, é um fator muito importante para dar autenticidade aos seus pratos e levar ao sucesso.

Como pôde notar, a cozinha autoral é uma tendência forte para o mercado, assim como a cozinha sustentável, e promove uma experiência culinária única e diferenciada aos clientes. Portanto, é um novo conceito que não pode ficar de lado, pois contribui para impulsionar os resultados do restaurante.

 

Dicas para começar a sua cozinha autoral

Ser reconhecido na cozinha autoral só é possível com muita dedicação. Por isso, preparamos um checklist para ajudar você nessa trajetória:

  • Seja curioso e determinado.
  • Encare os ingredientes como sua maior riqueza.
  • Use a criatividade.
  • Crie repertório. Viagens, perfumes, pessoas… tudo é inspiração.
  • Estude muito. A técnica parte fundamental do processo.
  • Tenha competências administrativas, elas ajudam a gerir uma cozinha.
  • Teste coisas novas. É praticando que se aprende.

Com isso, o caminho para a criação dos seus próprios pratos acontecerá naturalmente.

 

Que tal dar o primeiro passo matriculando-se em um dos nossos cursos de gastronomia e aprender com professores que realmente entendem do assunto?

Conheça alguns de nossos cursos: Curso de Chefe de Cozinha,  Curso Chefe VeganoCurso de ConfeitariaCurso de Cozinha para IniciantesCurso de Gastronomia KidsCurso de PanificaçãoCurso de PizzaioloCurso de SushiChef e muito mais aqui no site da Faculdade Eleven.

Acesse nossas redes sociais para nos conhecer ainda mais:

🌎Instagram

🌎 Facebook

 

CADASTRE-SE AGORA E GANHE DESCONTOS ESPECIAIS!


    POSTS POPULARES

    SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS