Você já ouviu falar em cozinha autoral?
Como o nome sugere, a cozinha autoral é a produção de receitas com identidade autoral e pratos próprios. Todas as criações desse menu são resultado de muita prática e experiência, além de técnica e criatividade.
Tudo se dá por meio de sensações. É sobre texturas, sabores, aromas, ingredientes, combinações e montagens. Na maioria das vezes, o cozinheiro reproduz emoções já sentidas por ele anteriormente.
Trata-se de uma tendência forte para os chefs e cozinheiros profissionais, e consiste na elaboração de receitas únicas, com o uso de ingredientes variados e muita criatividade.
Nesse sentido, se preparar para essa inovação é essencial para atrair os clientes e se destacar no mercado.
Uma verdadeira arte sensorial
Cozinhar pode ser considerada a mais sensível das artes, pois mexe com todos os nossos sentidos. Na cozinha autoral, aflorar emoções é pré-requisito.
Mas, ainda que prazeroso, é um trabalho difícil, já que além dos seus conhecimentos, o cozinheiro precisa aplicar todo o seu instinto e criar cardápios sem nenhuma influência.
Por isso, tal carreira é construída em pequenos passos. Todo ensinamento adquirido é válido e, aos poucos, o cozinheiro vai aumentando seu repertório para poder desempenhar seu trabalho de forma artística.
Como desenvolver a sua cozinha autoral?
Para desenvolver a cozinha autoral no restaurante é preciso avaliar alguns fatores, considerados pilares para aprimorar as habilidades. Sobretudo, para compreender melhor as técnicas da culinária e ter facilidade para combinar diferentes sabores e texturas.
Nesse contexto, o empreendedor ou cozinheiro precisa se dedicar a estudos específicos, considerando as características do público e da região. Dessa forma, estimular os pensamentos e encontrar possibilidades para ter um cardápio diversificado e único são maiores.
Entenda o que é preciso para implementar a cozinha autoral no seu negócio:
Conheça novas culturas
Os fatores culturais têm laços profundos com a culinária, por isso, muitos ingredientes são específicos e utilizados apenas em determinadas regiões. Para ampliar os seus horizontes, estude detalhadamente outras culturas, nacionais e internacionais, para conhecer novos sabores.
Invista em desenvolvimento profissional
Embora muitos profissionais tenham habilidades naturais, a capacitação técnica é indispensável para a cozinha autoral. Portanto, não deixe de investir em um curso de gastronomia para aperfeiçoar seus conhecimentos e conhecer técnicas importantes para o seu restaurante.
Com um público cada vez mais exigente, restaurantes e outros estabelecimentos passaram a priorizar a escolha por profissionais qualificados que agreguem, ao estabelecimento, um serviço de qualidade.
Desse modo, é preciso estar capacitado para oferecer ao mercado de trabalho técnica, conhecimentos e habilidade.
Busque por materiais com profissionais de outras cozinhas
Uma boa oportunidade para impulsionar suas ideias é procurar materiais realizados por profissionais renomados e que tiveram sucesso na gastronomia. Ao estudar sobre e participar desses eventos, você vai notar algumas técnicas importantes, que podem ser aplicadas na cozinha autoral.
Trabalhe a criatividade
Por fim, para desenvolver a cozinha autoral é preciso de um ingrediente indispensável, que é a criatividade. Mesmo com toda técnica, se você não estimular a criatividade, vai enfrentar grandes desafios — por isso, é um fator muito importante para dar autenticidade aos seus pratos e levar ao sucesso.
Como pôde notar, a cozinha autoral é uma tendência forte para o mercado, assim como a cozinha sustentável, e promove uma experiência culinária única e diferenciada aos clientes. Portanto, é um novo conceito que não pode ficar de lado, pois contribui para impulsionar os resultados do restaurante.
Dicas para começar a sua cozinha autoral
Ser reconhecido na cozinha autoral só é possível com muita dedicação. Por isso, preparamos um checklist para ajudar você nessa trajetória:
- Seja curioso e determinado.
- Encare os ingredientes como sua maior riqueza.
- Use a criatividade.
- Crie repertório. Viagens, perfumes, pessoas… tudo é inspiração.
- Estude muito. A técnica parte fundamental do processo.
- Tenha competências administrativas, elas ajudam a gerir uma cozinha.
- Teste coisas novas. É praticando que se aprende.
Com isso, o caminho para a criação dos seus próprios pratos acontecerá naturalmente.
Que tal dar o primeiro passo matriculando-se em um dos nossos cursos de gastronomia e aprender com professores que realmente entendem do assunto?
Conheça alguns de nossos cursos: Curso de Chefe de Cozinha, Curso Chefe Vegano, Curso de Confeitaria, Curso de Cozinha para Iniciantes, Curso de Gastronomia Kids, Curso de Panificação, Curso de Pizzaiolo, Curso de SushiChef e muito mais aqui no site da Faculdade Eleven.
Acesse nossas redes sociais para nos conhecer ainda mais: