5 dicas para colocar a gastronomia sustentável em prática
A chamada gastronomia sustentável é um movimento que convida as pessoas a modificarem a conduta dos seus negócios e também repensar a forma de produzir e descartar os alimentos.
Aplicada a diversas áreas, a sustentabilidade é uma questão que está cada vez presente mais em rodas de discussões e, agora, chegou também ao meio gastronômico.
Isso porque os impactos ambientais causados pelo consumo alimentar têm feito grandes nomes da culinária repensarem seus processos, do fornecedor ao modo de preparo. A ideia é aproveitar o máximo de cada alimento sem causar danos ao meio ambiente.
A gastronomia sustentável e seus benefícios
Como citamos anteriormente, a sustentabilidade hoje está presente também na cozinha e tem ganhado adeptos importantes, que defendem a conservação do meio ambiente e a inovação sustentável da culinária.
Muitos chefs renomados têm adotado novas práticas no preparo dos alimentos e vale ressaltar que elas não são benéficas só para a natureza, mas também para os seres os números.
Confira os benefícios:
- Redução de resíduos e na emissão de gases do efeito estufa.
- Preservação da biodiversidade.
- Proteção de espécies em extinção, sejam elas vegetais ou animais.
- Valorização da agricultura e pecuária local.
- Ingestão de alimentos saudáveis.
- Aproveitamento máximo dos ingredientes.
Viu quantas vantagens? Assim, fica fácil entender por que essa prática tem um importante papel social, econômico, cultural e ecológico na nossa sociedade.
Passo a passo para uma cozinha sustentável
De olho nessa tendência, investir em novas práticas pode ser uma boa ideia. Por isso, listamos aqui 5 passos para que você também possa fazer parte de movimento por uma cozinha mais sustentável.
-
Utilize produtos orgânicos
Com ingredientes orgânicos, é possível reduzir os danos causados por pesticidas e fertilizantes, que além de afetar o solo, prejudicam a saúde humana.
-
Priorize ingredientes regionais
Utilizando ingredientes regionais, diminui-se a emissão de gases do efeito estufa causada pelo transporte. Além do mais, é uma maneira de beneficiar produtos locais, contribuindo com a renda e qualidade de vida deles.
-
Evite espécies em risco de extinção
Evitar o uso de espécies em risco de extinção e optar por produtos certificados, além de incentivar uma produção legalizada, evita doenças decorrentes da exploração ilegal desses ingredientes.
-
Fique atento ao desperdício
Parece óbvio, não é? Mas, muitas pessoas se esquecem dessa regra. Evitar o desperdício de alimentos reduz gastos, gera um melhor aproveitamento de nutrientes e ainda reduz os resíduos.
-
Aproveite a sazonalidade
Por fim, aproveite o que a sazonalidade tem de melhor e compre os produtos da época.
Aqui na Faculdade Eleven todos os cursos são pensados com um propósito especial. Afinal, mais do que bons técnicos, queremos formar bons cidadãos.
Conheça todas as nossas opções de cursos na área gastronômica: Curso de Chefe de Cozinha, Curso Chefe Vegano, Curso de Confeitaria, Curso de Cozinha para Iniciantes, Curso de Gastronomia Kids, Curso de Panificação, Curso de Pizzaiolo, Curso de SushiChef.
Gostou do nosso propósito? Acesse nossas redes sociais para nos conhecer ainda mais: