Gastronomia de rua
A Gastronomia de rua é uma tendência atualmente. Depois da alimentação por sobrevivência, o prazer pela comida é um dos fatores mais importantes da vida, concorda? Isso sem falar de todos os aspectos culturais que a culinária carrega.
São fatores como esses que fazem da gastronomia uma arte. E, se o mundo tem passado por tantas transformações em diferentes áreas, nessa não poderia ser diferente.
Mesmo quem tem um restaurante especializado em certo tipo de culinária precisa ter atenção às novas tendências da gastronomia. Afinal, muitas delas surgem por representarem mudanças na sociedade e no comportamento dos consumidores.
Por isso, observá-las pode trazer novas oportunidades, inclusive com mais nichos e clientes.
A Gastronomia de rua chegou com tudo
Produzida e comercializada nas calçadas, parques, praças, feiras e praias, a comida de rua tem conquistado cada vez mais espaço no Brasil. Uma tendência incrível de negócio, que oferece comida boa e preço justo com um grande diferencial: mobilidade.
Ou seja, o empreendedor pode ir até onde seu público está, em inúmeros pontos da cidade e até mesmo fora dela.
A experiência de saborear uma comida ou bebida feita em um food truck virou uma febre não só no Brasil como em toda a América Latina nos últimos anos. Por conta disso, esse investimento se tornou uma tendência no mercado brasileiro de food service.
E, se pararmos para pensar no investimento, ele pode ser bem menor em relação aos custos de um restaurante, por exemplo.
Uma nova opção para o mercado de eventos
Essa relação de custo-benefício vem aliada a outro fator que torna os food truck uma ótima alternativa aos tradicionais fornecedores de alimentos e bebidas: toda a infraestrutura necessária para alimentação já vem montada sobre quatro rodas.
Ou seja, a utilização de food trucks em todo tipo de eventos — desde feiras gastronômicas até festas de aniversário — é uma forma de ganhar em mobilidade, praticidade e conveniência que elimina etapas que, da outra forma, ficariam sobre responsabilidade exclusiva dos organizadores.
Pensando em começar seu próprio negócio?
Ainda que pareça mais simples que abrir um restaurante, ter seu próprio negócio de comida de rua requer muito planejamento e pesquisa também.
Vai além da escolha da barraquinha/trailer/caminhão ideal. É lógico que a parte da estrutura é importante, assim como estar atento às questões burocráticas, que visam o cumprimento da lei, como taxas de impostos e requisitos da vigilância sanitária e de trânsito.
Mas, existem outros pontos também.
Confira as nossas dicas
- Visite o local onde será seu ponto em dias e horários diferentes, para verificar a movimentação;
- Certifique-se de o produto e o valor combinam com o local e o público;
- Analise seus possíveis concorrentes;
- Verifique as condições de segurança, luminosidade e higiene;
- Mantenha estrutura e equipamentos em bom estado e limpos, assim como a deve ser feito com a higiene pessoal;
- Procure variar os pontos, para escapar daqueles dias de menor movimento;
- Seja cuidadoso com o armazenamento dos alimentos;
- Utilize as redes sociais em seu favor, compartilhando sua localização, promoções e novidades;
- Aposte em embalagens ecoconscientes, que ajudem na preservação do meio ambiente.
Mas, lembre-se sempre: todo negócio de sucesso, precisa de profissionais especializados. Aproveite que está aqui, entre em contato com a gente e saiba tudo sobre nossos cursos da área gastronômica.
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